Aula #1 O que é Renda Passiva?

Nesta série de posts você sanará suas dúvidas sobre renda passiva.

Renda passiva é a receita que você gera mesmo quando não está trabalhando ativamente. Outro nome para a renda passiva é a renda residual.

Em contrapartida renda ativa é o dinheiro que deixa de vir para você quando você para de trabalhar. Se você ganha salário, ao pedir demissão do trabalho ou ser demitido, muito provavelmente você vai parar de ser pago. Você pode obter um pacote de indenização para ajudá-lo na transição, mas seu chefe não vai continuar a pagar o seu salário, a menos que você apareça para trabalhar.

Com renda passiva, você iria manter seu pagamento mesmo sem fazer qualquer trabalho significativo. Você pode precisar de muito esforço no início para as coisas começarem a andar, mas eventualmente você chegará a um ponto onde o fluxo de renda passiva é ativado. Neste ponto, você pode essencialmente parar de trabalhar da mesma maneira se desejar, e mais dinheiro continuará fluindo para você através deste fluxo, independentemente do que você faz ou não faz.

 

Não Precisarei trabalhar mais?

A renda passiva não é um período de pagamentos fixos, como uma herança ou a venda de um ativo, como sua casa ou algumas ações que você possui. A renda passiva é uma fonte de rendimento com continuidade ao longo do tempo.

Renda passiva não significa renda permanente. Algumas formas de renda passiva podem durar alguns anos. Outras formas podem continuar por décadas ou mesmo séculos durante várias gerações. Mas todas as fontes de rendimento, secam-se em determinado tempo, por uma razão ou outra.

A renda passiva não significa 100% de rendimento seguro. Como Helen Keller escreveu:

A segurança é sobretudo uma superstição.

Algumas formas de renda são mais seguras do que outras, mas há sempre um elemento de risco. Para qualquer fonte de renda, há uma diferença de zero probabilidade de que algo possa destruí-la. Esta é uma razão para dizer que é sábio criar múltiplos fluxos de renda, de modo que você pode reduzir o risco de que todos eles vão falhar simultaneamente.

A renda passiva não significa perfeitamente 100% passiva sem necessidade de manutenção. Como qualquer fonte de renda, você precisará fazer manutenção para funcionar. Às vezes, isso é realmente fácil e envolve apenas verificar seu e-mail e depositar de cheques. Às vezes é ainda mais passiva quando o dinheiro é depositado diretamente em sua conta bancária todos os meses. Mas você pode precisar declarar esta renda e pagar impostos sobre ela.

A renda passiva é realmente um espectro de possibilidades. Alguns fluxos de renda são muito passivos. Se você faz, essencialmente, nenhuma manutenção neles durante anos, os rendimentos vão continuar aparecendo. Royalties de livro são um exemplo disso. Independentemente do que você faça ou não faça, provavelmente as lojas vão continuar a vender o seu livro, e as pessoas vão continuar comprando. Mesmo se você desligar o seu site e ficar sem contato, por algum motivo, o livro pode continuar a vender on-line e nas livrarias. Tudo o que precisa fazer é receber os royalties. Não têm que processar pedidos, interagir com os clientes, ou fazer qualquer comercialização.

Outros fluxos de renda são semi-passivos. Você pode precisar fazer algum trabalho para mantê-los, mesmo se você não está trabalhando por um salário. Por exemplo, se você possui uma casa e alugá-la, você pode ganhar a renda passiva com pagamentos de aluguel de seus inquilinos. Mas você também pode precisar de investir algum tempo, energia e dinheiro para manter a propriedade, para encontrar novos inquilinos quando o local ficar vago, e para lidar com pagamentos de seguros e impostos sobre a propriedade. Se seus inquilinos onerarem o imóvel ou tornarem-se inadimplentes, você pode precisar trabalhar ainda mais. Você pode delegar muito desse trabalho para outras pessoas, mas então você tem um parceiro de negócios ou empregado para gerenciar dessa vez.

A renda passiva não significa que é passiva para todos. Pode haver outras pessoas com empregos regulares que fazem parte do trabalho que permite que você receba a renda passiva. Você também pode aproveitar a tecnologia para fazer um monte de trabalho para você. O nível de passividade é a perspectiva dependente. Renda passiva de uma pessoa é renda ativa de outra pessoa.

 

Vou ficar rico da noite para o dia?

Eu também quero distinguir renda passiva de que eu vou chamar de renda fácil. Renda fácil é o que as pessoas tentam ganhar quando eles criam a uma mentalidade de ficar rico rápido. Esta é uma atitude indisciplinada que visa obter algo em troca de nada. A ideia é encontrar uma maneira de vagabundear com dinheiro de pessoas ou do mercado econômico sem oferecer qualquer valor significativo. É possível gerar renda dessa maneira desde que os mercados contenham muitas ineficiências, mas não é uma abordagem recomendável. A renda fácil não pode ser definida como renda passiva, mas vale informar que algumas formas de renda passiva entregam mais valor do que outras.

Nesta série você aprenderá a criar renda passiva de uma forma que gera valor para os outros. Esta é mais sustentável no longo prazo, e é melhor para todos. Felizmente, existem muitas maneiras de criar valor.

 

Hora da mudança

Dito isto, esta não é uma série para o jumento preguiçoso tipo delirante que passa seis horas por dia jogando Angry Birds ou Fazendinha no Facebook. Nem é destinada ao desesperado que diz: “Eu preciso fazer R$500 até sexta-feira para pagar a minha conta”. O que cria fluxos de renda passiva é o trabalho. Você pode meditar sobre abundância, invocar a Lei da Atração, e orar a Deus por tudo que você quer, mas também deve fazer algum trabalho real se quiser fazer da renda passiva uma realidade. Criar fluxos de renda passiva é um esforço muito ativo. Você deve fazer primeiro a obra, só depois você pode apreciar os resultados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *